Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Estudantes de escolas públicas e artistas terão curso sobre Intervenções Urbanas


A cidade pode virá espaço para ação e reflexão artística. Nos últimos anos vem que crescendo essa tendência no campo da arte na região do Cariri.

O espaço urbano, a cultura e as novas formas de fazer e pensar artes são temas que serão abordados no Curso Arte Contemporânea: Linguagens das Intervenções Urbanas que será realizado pelo Coletivo Camaradas e o SESC Crato. O curso tem como objetivos Refletir sobre os fazeres e os discursos da arte contemporânea, a partir da analise das ações coletivas e individuais realizadas no espaço urbano, tendo como foco a compreensão do processo e das linguagens utilizadas nas intervenções urbanas e a experimentação desses fazeres. O Curso terá início no dia 14, a partir das 18 horas, no auditório do SESC. O público alvo deste curso são alunos do ensino básico, universitários, professores de artes das escolas públicas e artistas. O curso será dividido em módulos aonde serão abordadas as temáticas: O que é Arte Contemporânea?; Espaço, cidade e Cultura; Conceituação sobre Intervenções; Stencil;Impressões Urbanas; Noções de Fotografia; Mídia Tática; O Teatro de Rua; Audiovisual e Novas Mídias.

Para o coordenador do Coletivo Camaradas, o arte-educador Alexandre Lucas uma das intenções do curso é propiciar que sejam criados novos coletivos na região a partir desta ação. Ele destaca que esse fomento para criação de coletivos é importante para contribuir com o processo de organização dos artistas. Lucas acredita que a rua é um dos espaços democráticos para aproximar a arte do cotidiano das pessoas.

A Gerente Sesc Crato, Carla Prata ressalta que acredita na perspectiva da ampliação de mundo a partir da vivência artística e a utilização deste conhecimento como suporte de novas possibilidades de criação e reinvenção do ser humano. Carla Prata diz que parceria com o Coletivo Camaradas vem agregando valor ao que o SESC já vem desenvolvendo na área de Cultura.

O curso será ministrado por professores, artistas e pesquisadores e terá carga horária total de 80 horas aulas divididas em aulas praticas e teóricas.
Como prática artística no espaço urbano, a intervenção pode ser considerada uma vertente da arte urbana, ambiental ou pública, direcionada a interferir sobre uma dada situação para promover alguma transformação ou reação, no plano físico, intelectual ou sensorial. O projeto conta ainda com a parceria do Projeto Nova Vida e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri – URCA.

O curso será gratuito e os participantes terão direito a carteira dos SESC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário